Papo reto: Afinal, o Fundador do Movimento Escoteiro era Nazista?

     



O fundador do movimento Escoteiro, Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell  (1857 - 1941), recebeu nas últimas semanas, acusações de apoio ao Nazismo. Em algumas mídias a afirmação era de que ele seria simpatizante ou mesmo um Nazista. A sustentação para essa fala foi o suposto elogio feito por ele ao modelo de educação Nazista

Em meio a defesa cega e acusações rasas, o episódio traz um ensinamento muito importante: é necessário conhecer de maneira mais profunda algo antes de emitir opiniões. E, nem mesmo nosso fundador, ficou livre disso.

No ocidente dos anos 30 muitos foram os que flertaram com o Nazismo alemão, fascinados pela recuperação econômica, pelo modelo de Estado forte e interventor, pelo militarismo, pelos ideais patrióticos, por verem no Nazismo uma barreira ao Comunismo Russo, entre outros motivos.

A realidade é que, naquele tempo, como hoje, muitos flertam com o Nazismo. Propostas como intervenção militar, educação disciplinar, meritocracia, desprezo as instituições, a educação, a ciência, justificativas para o uso da violência física ou verbal, desrespeito as minorias, são fundamentos do Nazismo.

E basta apenas concordar com uma, como no caso de Baden-Powell com a Educação, para que a história possa no futuro, identificar um simpatizante Nazista. O Nazismo e qualquer ideia usada para sua sustentação é algo que precisa ser combatido e hoje, como ontem, o ventre dessa ideias ainda é fecundo.

Por sua proposta, base, leis e convicções o Movimento Escoteiro é uma vivência de um mundo contrário a essas posições. Baden-Powell pode ter errado, mas me parece que ele não tinha problemas em se rever.

Texto: Escotista Fábio Alves Meirelles - Fundador e atual Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Guarapiranga - Participante do Movimento Escoteiro desde 1984. Bacharel em Direito; Especialista no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; ECA e Direitos da Criança e do Adolescente; Palestrante; Gerente financeiro na OSC Fundação Julita, SP.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de um pai escoteiro

Indaba

Resiliência