Carpe Diem

Carpe Diem. Latim. Também é o nome de um clã pioneiro que conheço. Mas o que significa?

Carpe diem  é parte da frase latina “carpe diem quam minimum credula postero” (literalmente: 'aproveita o dia e confia o mínimo possível no amanhã'), extraída de uma das Odes, de Horácio (65 a.C. - 8 a.C.), e tem numerosas traduções possíveis: "colhe o dia" (tradução literal), "desfruta o presente", "vive este dia", "aproveita o dia" ou "aproveita o momento".

Esta é uma definição obtida na Wikipedia. Se colocarmos no Google, encontraremos mais de sessenta milhões de menções. Então, como estas palavras tem a ver conosco ?

Neste momento, em que todo mundo já está pra lá de cansado de ouvir falar a respeito, temos que, ficar em casa, não ter contato com ninguém, acreditar em muita coisa, desacreditar de muita coisa, segurar nossos desejos, resistir a nossas vontades, e ainda tentar enxergar um futuro à frente.

Temos muitas opções para "viver" estes tempos loucos, sem razão. Podemos "aprender" a lavar roupa, lavar louça, lavar banheiros, arrumar o quarto, a sala, a cozinha, a casa, fazer coleta seletiva, reciclar, reciclar conceitos, reciclar convicções, reciclar contradições, reciclar comportamentos, reciclar atitudes, enfim, reciclar completamente o modo como enxergamos a vida e o futuro.

Podemos aproveitar o tempo para aprender, estudar, fazer cursos, melhorar nossas capacidades, corrigir nossos pontos fracos e defeitos, aprimorar aquilo em que somos bons, ou podemos simplesmente deixar a vida nos levar ..... para a cama, para o sofá, para a tela do whatsapp, do lol, do fb, ou puramente nos largar até que tudo passe, torcendo para as coisas voltarem ao normal.

O que queremos ? o que precisamos ? o que buscamos ?

Só nós temos a resposta. Só nós podemos responder a nós mesmos. Amanhã, quando tudo passar, vamos olhar para trás e constatar se fizemos a diferença para nós mesmos. OU se simplesmente fechamos os olhos esperando ao abrir, que tudo tenha voltado.

Queremos ser escoteiros ? Queremos ser parnasianos ?

Boa Pandemia a todos.



Pontuação:

Se você colocou X em alguma pergunta, pense a respeito da resposta que formulou.

Se você não colocou X em alguma resposta, pense a respeito da resposta que formulou.

Some todos os X colocados.

Reflita sobre tudo. Avalie tua vida. Avalie teu futuro. Avalie tuas opções.

A pandemia vai durar. Então, ainda dá tempo de rever.

Carpe Diem.

Ah, você sabe o que é parnasiano?


Texto: José Eduardo Fujiwara (Dudu). Profissional liberal. Ingressou no Movimento Escoteiro em 1966 como lobinho. Fundador e Diretor de Métodos Educativos no Grupo Escoteiro Guarapiranga, onde atua desde 2013.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de um pai escoteiro

Indaba

Resiliência