Carta de um pai escoteiro

 "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire

Alguém me perguntou: "Por que você gasta dinheiro e tempo para que seus filhos estejam nos escoteiros, façam atividades e participem de acampamentos?"

Minha resposta foi: Bem, eu tenho uma confissão para fazer. Eu não pago, eu dou do meu tempo, para que os meus filhos usem um uniforme e participem de acampamentos. 

Sabe para que estou investindo?

Para que os meus filhos aprendam a ser disciplinados.

Para que os meus filhos aprendam a cuidar do próprio corpo e mente.

Para que apreciem e valorizem a natureza.

Para que meus filhos aprendam a trabalhar com os outros e sejam bons companheiros de equipe.

Para que desenvolvam a criatividade.

Para que meus filhos aprendam a lidar com a decepção quando não obtiverem o que esperavam, e descubram que a chave é trabalhar mais duro para conquistar.

Para que aprendam a alcançar os seus objetivos.

Para que entendam que leva horas e horas de trabalho duro e treinos o obter resultados, e que o sucesso não ocorre da noite para o dia.

Pela oportunidade que terão de fazer amizades para toda a vida.

Para que possam "aprender fazendo" e não em frente à TV, computador ou celular.

Por esses momentos em que meus filhos voltam tão cansados dos acampamentos que só querem chegar e descansar e não pensam, nem têm tempo, de andar em más companhias ou fazer coisas ruins.

Por todos os ensinamentos que este grande Movimento Escoteiro lhes dá: "responsabilidade, entrega, compromisso, civismo, respeito, amor à natureza, convívio etc."

Eu poderia seguir, mas para ser breve:

Não pago por "aulas de escotismo" pois, inclusive, seus chefes são voluntários, não recebem um real por doar o seu tempo, criatividade e conhecimento, muito menos por todo carinho e paciência.

Sou grato por todas as oportunidades que o Movimento Escoteiro lhes oferece para desenvolver atributos e habilidades que lhe serão muito úteis ao longo da sua vida. Por dar-lhes a oportunidade de ser um cidadão útil na sociedade e contribuir para a construção de um mundo melhor.


Adaptação. Autor desconhecido



Publicado no Facebook. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indaba

Reflexão sobre a Promessa Escoteira