Indaba

"Nós que nos unem."

Reunião de planejamento do protocolo de retorno das atividades presenciais.

No último sábado, dia 7 de agosto, o Grupo Escoteiro Guarapiranga realizou um Indaba Escoteiro, o primeiro presencial depois de um ano e meio. O evento contou com a participação de 23 adultos voluntários (escotistas, dirigentes, pioneioros e pioneiras do Clã Galahad).

INDABA: Encontro de Escotistas, dirigentes e adultos voluntários, para tratar de planejamento, capacitação e assuntos relevantes ao funcionamento do Grupo Escoteiro.


O Tema do Encontro foi "Nós que nos unem" e foi elaborado pela Equipe de Gestão do Grupo: Fábio Meirelles, Fábio Vicente e Flávio Augusto. A proposta foi fazer uma reflexão sobre esse período de distanciamento social, mas ao mesmo tempo fazer um resgate histórico de nossas vivências desde a Fundação do Grupo Escoteiro em 2013 até o momento atual. Também estavam na pauta desse encontro a aprovação do Protocolo de Retorno das Atividades Presencias e a Captação de Recursos para o ano corrente.

Durante a semana que precedeu o encontro, a equipe organizadora compartilhou com os demais, no Grupo da Chefia do Whatsapp, diversas mensagens motivacionais, curiosidades e fotos, que serviram para colocar a galera no clima do Indaba e da temática proposta.


Para a recepção dos participantes, foi montada uma estrutura de prevenção, com aferição de temperatura, disponibilização de álcool gel e máscaras descartáveis para troca. Foram observados também os protocolos de cumprimentos (sem apertos de mãos nem abraços) e o distanciamento físico.


A primeira atividade da tarde foi uma dinâmica, conduzida pelo Chefe Fábio. Primeiramente, os participantes foram convidados a retirar os lenços escoteiros e, utilizando os mesmos como elo de ligação (e distanciamento), formaram um circulo. Na sequencia, o Chefe Fábio conduziu uma viagem no tempo, relembrando os primeiros dias de atividades, quando fazíamos o hastemento da Bandeira na árvore do estacionamento superior... lembramos das músicas e momentos que experenciamos ali.  Na sequencia, outros escotistas foram convidados a nos conduzir por diversos espaços da Sede, relembrando muitas histórias e momentos, vivenciadas por muitos dos presentes, da fundação até o momento atual. Durante o percurso, os Escotistas puxaram muitas músicas escoteiras e confraternizaram num clima de muita alegria !






Ao término desse percurso, nos reunimos no pátio externo do Bloco 2 da Sede e discutimos a Proposta de Protocolo de Retorno, elaborada pela equipe de Gestão, mas aprimorada e aprovada pelos membros presentes.


Na pausa para o café, preparado com muito capricho, além de degustar as delicias disponíveis, a chefia pode amenizar um pouquinho a saudade e colocar a conversa em dia!


Dando continuidade à pauta proposta, falamos sobre captação de recursos e traçamos estratégias para retomar tanto a coleta de óleo usado, quanto a realização do nosso tradicional Bazar Beneficente! Lembrando que, nesse período de pandemia, os recursos financeiros que estavam no caixa do Grupo, foram destinados a contribuir financeiramente com as famílias e escotistas que se encontravam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A prestação de contas foi disponibilizada para todos os beneficiários do Grupo.

Na última parte do Encontro, foram nomeados oficialmente os chefes de Seção de 2021, ratificando a Escotista Luciana Dória como Mestra do Clã Pioneiro Galahad, o Escotista Paulo César como Chefe da Tropa Sênior Mista Eirapuã,  e a Escotista Ivy Meirelles como Akelá da Alcatéia Impisa. 




O Clã Galahad também agraciou os escotistas do Guarapiranga com um vídeo comemorativo do Dia do Chefe Escoteiro, comemorado em 06/08, além de um lindo mimo: o Nó Flor de Lis!


Enfim, foi dada a largada para nossa jornada de retorno das atividades presenciais. Previsão de retorno das atividades presenciais: SETEMBRO/21! A gente se vê em breve!


















  


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de um pai escoteiro

Reflexão sobre a Promessa Escoteira